TheTopTips - Nas entrelinhas da notícia

“TopTips é uma leitura de tudo o que acontece no dia-a-dia, porém com foco em business. Analistas identificam nas entrelinhas do noticiário, a informação que pode fazer a diferença para você. Um clipping inteligente, como nunca se viu.”

Acesse o novo TheTopTips: www.thetoptips.com.br

Monday, September 04, 2006

Carlos von Sohsten

  • A perda da rentabilidade das culturas de soja, milho, trigo e arroz, e as dificuldades impostas pelo comércio internacional às vendas de carne bovina, suína e de frango, têm desanimado os produtores rurais.
  • Devido ao desânimo e pessimismo dos produtores rurais, o mercado de máquinhas e implementos agrícolas está à deriva em todo o país. Vários fabricantes de tratores, colhetadeiras e implementos estão trabalhando com ociosidade, dispensando empregados e vendo seus estoques crescerem.
  • Farmácias chegam a cobrar até 5% a mais para fazer entrega em domicílio.
  • A empresa Agronorte, do empresário Joaci Mafra, inovou ao criar um café-da-manhã aos sábados, a partir das 6h30. Em média, cinquenta têm prestigiado a novidade.
  • A CODERN recebeu R$ 4,5 milhões para executar obras de dragagem do Rio Potengi. R$ 500 mil serão utilizados na pavimentação, em concreto armado, do pátio do porto e a instalação de 60 tomadas para os containers refrigerados.
  • Um navio chinês encalhou na passagem da ponte Newton Navarro (Natal-Redinha). As obras para melhoria geral do porto orçam R$ 40 milhões e não há previsão da chegada desse recurso.
  • A Sadia acaba de lançar uma linha de produtos pré-preparados (tipo congelados) todos feitos à base da proteína da soja (Ravioli, empanados, lasanha e hamburguer).
  • O Carrefour está apoiando o Instituto Brasileiro de Controle do Cancer através de campanha promocional e publicitária.
  • "Pode um rastreador via satélite alterar o curso de um segmento de negócio inteiro?", pergunta de anúncio da IBM em que ela mesma responde: "pode". Trata de uma nova modalidade de seguro para carro, baseada na tecnologia do GPS, que considera a quilometragem percorrida. On Demand Innovation Services é como estão sendo chamados a nova linha de recursos da empresa.
  • A GM americana demitiu 30 mil funcionários no ano passado. Em janeiro deste ano a Ford seguiu o mesmo caminho. Enquanto isso, montadoras japonesas de alta produtividade, como Honda e Toyota, ganhavam mercado.
  • A VW do Brasil anunciou a demissão de 1.800 metalúrgicos a partir de novembro de 2006. E sinalizou que até 2010 pode fechar a indústria de São Bernardo do Campo, ali instalada desde 1950. Na Alemanha a empresa estuda o corte de 15.000 dos 103.000 postos de trabalho.
  • O desempenho de uma fábrica da VW: 22.000 trabalhadores, produzindo 731.000 carros por ano, um índice de produtividade de 33 carros por funcionário. A Toyota: 6.820 trabalhadores, produzindo 509.145 carros por ano, obtendo um índice de produtividade de 74 carros por funcionário.
  • A Honda anuncia que em breve estará aumentando a produção do Honda Civic, através da expansão da fábrica e envolvimento de toda a cadeia produtiva para o fornecimento de componentes.
  • Estréia em outubro um novo reality show na TV Record no sucesso do programa em outros países. O Troca de Famílias.
  • Há quem esteja disposto a gastar R$ 150.000,00 na construção de um único banheiro. Alguns chegam ao cúmulo do requinte: mármore espanhol (420 reais o m2), TV de plasma, som ambiente, piso com aquecimento, espelho com sistema antiembaçante, ar-condicionado, aquecedor, painel com botões para controle à distância de tudo na casa, inclusive a temperatura da adega e banheira de hidromassagem de 9 metros quadrados, lustres importados, e até acesso a internet.
  • Empresas prestam serviços que podem ser dados com presente: viagem de turismo, aulas de dança, roteiros caipiras, break relax de spa masculino, acrobacia aérea, passeios entre feras (tigres), dia de herói, volta ao passado, romance chique, vôo de gravidade zero, entre outros. "Os presentes materiais são esquecidos rapidamente, mas as experiências ficam na memória para sempre", declara Antonio Quina, fundador da A Vida é Bela, que faturou 3,2 milhões de euros em 2005, em Portugal, e que agora chega ao Brasil. O mercado de empresas de presente-experiência já movimenta cerca de 1,3 bilhão de dólares nos EUA e Canadá, devendo chegar aos 2 bilhões em breve. Os preços variam de populares a caros, dependendo da experiência.
  • Judith Levine passou um ano fazendo a experiência de não comprar nada, exceto aquilo que fosse extremamente necessário ou que estivesse previamente definido em uma lista. Depois disso, lançou um livro.
  • Novos softwares permitem que uma única pessoa grave seu próprio CD com vários instrumentos, mesmo que não saiba tocá-los. Com cerca de 5 mil reais pode-se montar um bom estúdio em casa. Existem softwares "freeware" (gratuitos) e outros que custa de 40 a 1000 dólares.
  • A facilidade de se gravar músicas faz crescer o mercado de armazenamento de gravações caseiras. O ACIDPlanet.com já possui 100.000 pessoas com músicas cadastradas. O Trama Virtual, brasileiro, já possui 30 mil. O MySpace, meio milhão.
  • A média de salário para quem tem nível médio completo é de R$ 960,00. Feito o curso superior, o salário pode atingir R$ 2.570,00 (um aumento de 168%). Com pós-graduação: R$ 3.890,00 (+ 51%).
  • Os audiobooks já são uma realidade no Brasil, apesar dos poucos títulos disponíveis: 300, contra os 30.000 nos EUA. Duas empresas já exploram esse mercado: a Voolume e a Audiolivro. Nos EUA a venda dessa modalidade de livro já representa de 10 a 15% do mercado total. A Voolume pretende ficar apenas na Internet, enquanto a Audiolivros quer chegar ao consumidor com volumes físicos, como CDs.
  • O cultivo do bonsai é uma prática que vem crescendo cada vez mais, devido ao seu efeito terapêutico. O preço médio de um bonsai completo pode alcançar os R$ 150,00.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home