TheTopTips - Nas entrelinhas da notícia

“TopTips é uma leitura de tudo o que acontece no dia-a-dia, porém com foco em business. Analistas identificam nas entrelinhas do noticiário, a informação que pode fazer a diferença para você. Um clipping inteligente, como nunca se viu.”

Acesse o novo TheTopTips: www.thetoptips.com.br

Monday, October 16, 2006

Carlos von Sohsten - 14/10/2006

  • A CVC Natal montou pacote para Buenos Aires e Santiago, de sete noites, com saída de São Paulo.
  • Padarias terão que vender pão francês no peso, obrigatoriamente. A portaria é do Inmetro.
  • A Femsa, grupo mexicano dono da Kaiser, quer aumentar rapidamente sua participação no mercado, que é atualmente de 7,5%. Haverá uma megacampanha para recuperar a marca (que hoje sofre grande rejeição), aliada ao lançamento de uma uma cerveja. A estratégia é de longo prazo.
  • Mais um site sobre o agronegócio potiguar: rnrural.com.br. Com informações atualizadas sobre o setor, o forte deverá ser a seção de classificados.
  • Designer potiguar faz sucesso em Brasília e RJ. Também anuncia reformulação de página na internet: valeriafrancolin.com.br
  • Brindes sem culpa - Solução para as mulheres que adoram uma cervejinha, mas temem a barriguinha, vêm aí cervejas feitas para o sexo feminino. Uma é a Karla, com a promessa de não aumentar a barriga, e com doses extras de vitaminas. A outra, a Karmi, com vários sabores diferentes e uma porcentagem menor de álcool.
  • A rede McDonald's está distribuindo entre seus consumidores do McLanche Feliz uma série de 8 bichinhos de pelúcia, os "Furbies", com chips que tocam canções. A promoção foi batisada de "Meu amigo Furby".
  • A banca de jornais e revistas do Restaurante Mangai está distribuindo histórias em quadrinhos de super-heróis para clientes que realizam compras acima de um certo valor. Os guris adoraram e os adultos também.
  • "A gente não precisa dar expediente, não tem chefe para aborrecer, trabalha ao ar livre, nos divertimos muito enquanto trabalhamos e, principalmente, ganhamos mais do que muito empregado com carteira assinada por aí." A frase é de um ambulante que ganha a vida nos semáforos de Natal.
  • Indústria de ácido graxo se instala em Jardim do Seridó. O produto é feito mediante o beneficiamento da borra saponificada, um resíduo da fabricação de óleos vegetais. O ácido graxo destilado é matéria prima importante para as indústrias de resinas, fertilizantes, shampoos, detergentes, cosméticos, sabonetes, plásticos, produtos petroquímicos diversos, além de ésteres usados como reagentes na fabricação do biodiesel. A indústria terá 100 empregados e capacidade de produzir 5,2 mil toneladas/ano.
  • A casal Luciano Huck e Angélica licenciou três linhas de cosméticos populares que serão lançadas neste mês. Uma para o público masculino com o nome dele, e as outras duas para mulheres e crianças, com a marca da apresentadora. Huck é uma usina de idéias para se veder como marca.
  • A Faculdade Câmara Cascudo oferece MBAs para empresários e executivos, em convênio com a Universidade Estácio de Sá do RJ.
  • O novo brinquedo da moda nos EUA é um casal de bonecos chamados Turieen e Jer Wayne Júnior. Eles fazem parte de uma linha de produtos chamada Trash Talkin'Dolls (bonecos que falam bobagens), vendida na internet. Os dois são feios, vestem-se mal, fumam, bebem e dizem frases escrachadas.
  • O empresário Sérgio Freire do Consórcio Eldorado todo mês ajuda uma instituição filantrópica.
  • O Shopping Orla Sul divulga novidades: a loja Morrighan, especializada em lingeries, e o quiosque da Triton Eyewear, com óculos de sol.
  • A Aerotur abriu uma filial no Aeroporto para facilitar o atendimento aos passageiros e ao público em geral. Também serve de opção para os moradores de Parnamirim, Emaús e Base Aérea.
  • Fruto da parceria entre as operadoras de turismo potiguar e portuguesa, Jota Eme e Terra Brasil, respectivamente, Natal conta com dois vôos semanais para Lisboa. Mais um motivo para ampliar a hospitalidade entre lusos e potiguares.
  • Previsões e estudos da consultoria Gouvêa de Souza & MD garantem que as vendas do comércio varejista no Nordeste vão crescer 9,8% nesse resto de 2006, mais do dobro da média nacional, que é de 4,5%.
  • Estudos de um instituto de biologia de Austin, EUA, podem gerar uma confusão nos hábitos alimentares dos homens e no mercado de produtos derivados do reino animal.
  • Afirmam que 63% das doenças misteriosas e alguns tipos de câncer que atacam as pessoas nesses tempos modernos advêm dos animais.
  • Os organizadores da Exponoivas estão solicitando a doação de brinquedos na portaria do evento.
  • O evento Exponoivas oferece diversidade de produtos e serviços para festas. Apesar do nome, a feira é sobre organização de festas em geral. Este é um dos segmentos que mais cresce e no qual o RN tem se destacado pela qualidade dos serviços. Serão 120 estandes, com entrada gratuita.
  • A aparição de Natal em uma novela portuguesa fez aumentar a procura por vôos da TAP.
    Parceria entre a Petrobras e o SEBRAE vai permitir que a instituição de apoio às micro e pequenas empresas opere o sistema de cadastro de fornecedores. O SEBRAE pretende apoiar e incentivar que empresas tornem-se fornecedoras da estatal.
  • Projeto Social "Criança, Viver para Desenvolver" da Multidia em Macaíba recebe prêmio de âmbito internacional.
  • Com investimentos de cerca de US$ 1,1 bilhão, a Vale acaba de inaugurar a Mina Brucutu, em MG. Serão 30 milhões de toneladas de minério de ferro/ano, o que faz da mina a maior do mundo em produção inicial. No mesmo anúncio que anuncia isso, a Vale reforça seu compromisso ambiental e no desenvolvimento social, divulgando ações de RSE que serão desenvolvidas.
  • Uma nova tendência entre jornalistas escritores: ingressarem no mundo sobre o qual pretendem escrever. Por exemplo: uma jornalista passou-se por desempregada, outra viveu com uma família afegâ, outro conviveu com hooligans e um disfarçou-se de turco para viver a experiência dos imigrantes na Alemanha.
  • A jornalista americana Barbara Ehrenreich, autora de "Desemprego de Colarinho-Branco" analisou o universo dos desempregados de classe média. E constatou a existência da "indústria do desemprego". Ou seja, produtos e serviços existentes no mercado exclusivos para os desempregados, tais como: instrutor de carreira, instrutor de currículo, acampamento executivo e consultoria de imagem.
  • A conquista do cliente de luxo é um novo segmento sendo explorado por vendedores e prestadores de serviços. Inclui: serviços ultra-rápidos, aulas para empregados, venda de roupas, estilistas, jantares, eventos de degustação de vinhos e charutos, entre outros. "Quanto mais caro o produto, mais sofisticado tem de ser o serviço, para que a pessoa, além de comprar o que deseja, também se sinta especial", analisa Ismael Rocha da ESPM.
  • Novidades nas academias de ginástica: a eletroestimulação.
  • A Varig não morreu. Pelo menos na ponte aérea Rio - São Paulo, e à custa de muita promoção, foi a empresa que conseguiu o maior porcentual de ocupação de assentos nos vôos - 66%. Contra 63% da Gol e 61% da Tam.
  • O Spoleto, rede de fast-food de massas com 148 lojas no país e três no México, está desembarcando na Espanha. A rede brasileira é um dos maiores casos de sucesso de franquia de fast-food dos últimos anos.
  • Por via das dúvidas, a Brahma já começa a rever pontos de sua estratégia de marketing para combater a nova investida publicitária da Kaiser.
  • O mercado financeiro tem grande interesse nas eleições presidenciais. A medida disso é que no primeiro turno, na reta final, o Ibope foi contratado por seis bancos. No segundo turno, o instituto de pesquisa já foi contratado por 24 bancos.
  • Segundo estudo dos economistas Maurício Cortez Reis e Gabriel Ulyssea, haveria grandes vantagens para a economia se os encargos trabalhistas caíssem de 27,5% para 10% da folha salarial. Por exemplo: aumentaria a proporção de trabalhadores com carteira assinada, diminuiria o desemprego e aumentaria a renda de trabalhadores qualificados e não qualificados.
  • A IBM Brasil tem crescido vigorosamente. Nos últimos 3 anos, dobrou seu faturamento. De 2004 para cá, o número de funcionários pulou de 6 mil para 12 mil. Na Índia, todavia, no mesmo período o crescimento foi bem maior: de 9 mil para 43 mil empregados.
  • O Bradesco, aproveitando o Dia da Criança, oferece um boneco da Turminha para as crianças cujo pais façam um Prev Jovem Bradesco.
  • Após viver um ano como uma canidadata à emprego, para escrever seu livro Desemprego de Colarinho-Branco, jornalista americana chegou a seguinte conclusão: o candidato ideal a um emprego corporativo é o tipo simpático e conformista, que não quer mudar o modo como a empresa trabalha. Segundo ela, essa é uma estratégia de seleção conservadora que já não cabe no capitalismo global.
  • "Em vez de um presente cheio de luzinhas, dê um futuro brilhantes. Neste Dia da Criança, dê uma poupança da Caixa." Propaganda da CEF em grandes mídias.
  • O Banco Itaú está com uma grande campanha publicitária (inclusive TV) divulgando seu projeto social voltado para crianças que incentiva a doação de livros infantis. É em parceria com a Unicef.
  • As champanherias, bares especializados em espumantes, se espalham pelo país. O público feminino é um dos principais adeptos da novidade. Em Porto Alegre, as mulheres são mais de 70% da clientela. "A bebida e o ato de segurar a taça têm tudo a ver com a elegância feminina", diz a atriz Juliana Paes. Os produtos brasileiros têm obtido prêmios importantes. Segundo a União Brasileira de Vitivinicultura, no primeiro semestre deste ano o consumo de espumantes cresceu 13% no país. Na vinícola Salton, os espumantes representam 25% do faturamento da marca. Há dois anos, eram apenas 2%. Já surgem produtos personalizados para públicos específicos, como garrafinhas com canudinhos, para jovens.
  • Cresce o mercado de funerais organizados por "cerimonialistas", bufê, música ao vivo e efeitos especiais. Nos EUA o ritual beira o espetáculo. Lá as maiores funeral homes são listadas na bolsa de valores e seus donos entram na relação de milionários das revistas de negócios. No Brasil, alguns serviços podem chegar a R$ 50 mil.
  • Cartazes publicitários impressos com uma mistura de sangue de atletas e tinta, da Adidas, traz de volta discussão sobre ética em propaganda. "Até que ponto a publicidade consegue usar a estratégia do choque sem ferir a sensibilidade e a inteligência do público?" Diferentemente das artes, na publicidade o cidadão é exposto de forma compulsória. Para Washington Olivetto "se for apenas para chocar, sem uma mensagem por trás, cai no puro mau gosto".
  • Seleção genética cria gatos que não causam alergias em seres humanos. Mal os gatos foram colocados à venda, a fila de espera para conseguir um deles já chega a um ano. Os bichanos sem raça definida vão ter preços que varia de 4 mil a 7 mil dólares.
  • Em Nova York, anteprojeto de lei dá prazo até julho de 2008 para que todos os 24 600 restaurantes, lanchonetes e bares da cidade eliminem do cardápio a gordura trans, presente em fermentos, margarinas e óleos de cozinha (tradução: donuts do Dunkin Donuts, batatinha do McDonald's, frango frito do KFC e mais uma infinidade de delícias condenadas).
  • O Banco PanAmericano lança o ImóvelPan: Uma linha de refinanciamento com os melhores juros do mercado e prazo de até 60 meses. Os juros são de 1,98% a.m., prazos de até 60 meses, valor mínimo de R$ 50 mil. Por enquanto, o produto só está disponível em SP.
  • As pilhas Duracell estão com uma promoção que oferece prêmio de R$ 120 mil, em certificados de barras de ouro. Serão três sorteios de R$ 40 mil e a pergunta a ser respondida é "qual é a pilha que dura mais, muito mais?".
  • A cidade de Madrid publica anúncio de uma página na VEJA convidando para conhecer a cidade. Os apelos são: Ópera ou rock. Arte vanguardista ou os clássicos. Gastronomia ou golfe. Negócios ou turismo rural. (Cultura, Lazer, Turismo Rural, Compras, Gastronomia e Negócios)
  • Para rebater críticas de que o refrigeranta não mata a sede, a Coca-Cola faz campanha onde afirma que "todas as bebidas ajudam a manter o ser humano hidratado", segundo a National Academy of Sciences dos EUA. "A Coca-Cola Brasil possui águas, chás, sucos, energéticos e refrigerantes com e sem açucar. Ou seja, quando você estiver com sede, aproveita para beber e se hidratar com o líquido que mais gosta. Saúde" E ainda: "Para repor o líquido que você perde, escolha uma bebida que dá água na boca e no corpo."

0 Comments:

Post a Comment

<< Home