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Saturday, November 18, 2006

Carlos von Sohsten

  • A maior fabricante de biscoitos do país, a Mabel, publica anúncio para divulgar que pela pesquisa Datafolha foi indicada para o prêmio Folha Top of Mind 2006 como uma das 4 marcas mais lembradas na categoria Biscoito, de acordo com consumidores de todo o país, e também a preferida pelos consumidores goianos segundo o PopList 2006. A empresa tem 50 anos de tradição, 5 modernas fábricas e uma produção de 400 toneladas/dia.
  • Bancos fazem campanhas para captar o décimo terceiro salário.
  • A franquia Bonaparte anuncia novo cardápio.
  • O Brasil está na lanterninha do ranking de eficiência tributária do Banco Mundial. As empresas nacionais pagam 23 tributos, enquanto que nos países desenvolvidos esse número é menos da metade. São 55 mudanças diárias na legislação tributária. Aqui os impostos consomem 72% dos lucros das empresas. No Chile e no México, eles absorvem 26% e 37% respectivamente.
  • Lançados no ano passado, os RPGs Cidade dos Heróis e seu co-irmão Cidade dos Vilões viraram enorme sucesso em jogos on-line, com 200 mil jogadores pagantes em todo o mundo. Lançado em agosto no Brasil, já possui 5 mil assinantes. O curioso é que no mundo inteiro os vilões dão goleada, mas no Brasil 58% preferem os mocinhos, contra 29% que jogam com os bandidos. "O Brasil é surpreendente"
  • O Pálio, da Fiat, liderou as vendas de carros pelo segundo mês seguido, tirando a liderança da Gol.
  • O maior estudo já realizado no mundo revelou que as pessoas casadas são sexualmente mais ativas.
  • Cientista americano acredita que por volta de 2030 um computador comum será mil vezes mais poderoso que o cérebro humano. "Teremos seres humanos com milhões de computadores no cérebro, híbridos de inteligência biológica e não-biológica"
  • A agência de publicidade NeogamaBBH faz anúncio na VEJA de página dupla para mostrar os resultados alcançados para seu cliente IG: enquanto a audiência da Globo.com cresceu 6,8%, do Terra 2,3% e do UOL 0,4%, a audiência do iG cresceu 18,6%, segundo levantamento do Ibope/NetRatings. O Internet Group (iG + BrTurbo + iBest) atingiu a marca recorde de 1 milhão de assinantes de banda larga, chegando à vice-liderança nessa categoria.
  • Com uma proposta de tirar as crianças do sedentarismo, o programa LazyTown foi rapidamente comercializado para diversos países (106 em 9 meses). São 500 milhões de espectadores - 3,3 mi no Brasil, onde tem levado o Canal Discovery Kids a liderar a audiência entre as crianças de 4 a 11 anos na TV paga. O custo de produção por episódio é de 2,5 milhões de reais, o que daria para fazer 25 capítulos do Sítio do Picapau Amarelo. O programa comprovadamente ajudou o consumo de vegetais a ter um aumento de 22% entre os islandeses.
  • A chegada da Starbucks ao Brasil é apenas um dos lances do que está por trás dos negócios gerados por esse grão. Criada em 1971, a rede abriu 12 440 lojas em 37 países com 40 milhões de frequentadores semanais. A rede tomou o lugar do McDonald's como símbolo da força expansionista do capitalismo: uma nova loja é aberta a cada 4 horas e a empresa consome 40% de toda a produção de café de qualidade no mundo. "Vendo muito mais do que café", declara Howard Schultz, filho de um motorista de caminhão.
  • A Starbucks adotou, na década de 80, uma estratégia similar à da Apple: introduziu, na vida dos americanos, uma necessidade que não existia - no caso da Apple, aparelhos inovadores; no da Starbucks, bom café num ambiente acolhedor e moderno. Tão acolhedor e moderno que os consumidores pagariam até pelo ar que respiram, desde que pudessem passar horas lendo jornais e revistas nas lojas.
  • Maior produtor mundial de café há dois séculos, o Brasil só agora descobre o café especial. Diariamente, mais de 90% dos brasileiros bebem ao menos uma xícara de café. Somente nas 52 mil padarias do país estima-se que sejam vendidos 131 bilhões de xícaras ao ano. O Brasil é o segundo maior consumidor do planeta. Em 2003, apenas 9% dos brasileiros frequentavam cafeterias. No ano passado, o índice havia subido para 29%. "O café é uma bebida que merece ser tão bem apreciada como o vinho", afirma a campeã do primeiro torneio de baristas, em 2002.
  • Além de todas as suas qualidades degustativas, o café também é bom para a saúde, como mostras recentes pesquisas. Mas o limite é quatro xícaras por dia.
  • A Sony dá uma cartada ousada com o lançamento do PlayStation 3. Apesar do enorme mercado e potencial dos lançamentos anteriores, o novo produto representa incertezas e riscos. Em cada unidade a Sony perderá 300 dólares, por causa dos altos custos de produção. No último balanço, 12% do faturamento (algo em torno de 8,1 bilhões de dólares) foi de vendas do PS2. Uma cifra assombrosa para o mercado de entretenimento. O filme Titanic, a maior bilheteria de todos os tempos, faturou 1,8 bilhão desde seu lançamento. Para se produzir um jogo para PS3 o investimento é de 10 milhões de dólares. Acredita-se que por causa da pirataria o PS3 não deve ter sucesso no Brasil.
  • O calendário Pirelli, com nu artístico de celebridades, virou sinonimo de erotismo sofisticado e é uma estratégia de marketing imbatível. Dos 30 mil exemplares, numerados, e distribuídos para "pessoas especiais", muitos chegam a ser comercializados em sites de leilão (e-bay) poucos dias após, por até US$ 600. "O Calendário Pirelli é um produto exclusivo, uma aspiração. Jamais será comercializado, porque perderia sua essência. Trata-se, no fundo, de um grande e sutil jogo de mídia", diz o presidente da empresa. Calcula-se que o retorno em termos de exposição na mídia chegue a 60 milhões de dólares para cada 1 milhão investido. Uma pechincha.
  • Os supermercados transformam-se em excelentes pontos de vendas para produtos diversos, entre eles para o mercado de livros. Quantidade de livros comercializada em livrarias: 87 milhões; nos supermercados; 3,7 mi. Aumento das vendas de 2004 para 2005: livrarias, 16%; supermercados, 60%. Número de lojas: livrarias, 2 mil; supermercados, 72 mil. O Pão de Açúcar já dispões de um gerente específico para o setor de livros, que comumento está ligado ao setor de Bazar. "Suprimos a carência das livrarias", diz executivo do Bompreço.
  • O país caiu da 68ª para a 69ª posição no ranking do desenvolvimento humano da ONU.

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